A Tumba de Hiram I - Rei de Tiro

04/04/2012 10:16

 

A Tumba de Hiram I - Rei de Tiro
Hiram I do  hebraico: חִירָם,  "bem-nascido". De acordo com a Bíblia, era o rei fenício de Tiro de 969 aC a 936 aC, sucedendo seu pai, Abibaal. Hiram foi sucedido como rei de Tiro, por Baal-Eser I (935-919).
 
Durante seu reinado Tiro cresceu a partir de um satélite de Sidon para a mais importante das cidades fenícias, foi o titular de um grande império comercial. Ele suprimiu a rebelião da primeira colónia Tyrean em Utica, perto do local depois de Cartago.
 
Salomão, Hiram I e Hiram Abiff
A Bíblia diz que ele se aliou com o rei Salomão de Israel, a potência próxima da região. Através da aliança com Salomão, Hiram assegurou-se o acesso às principais rotas de comércio para o Egito, a Arábia e a Mesopotâmia. Os dois reis também se uniram na criação de uma rota de comércio sobre o Mar Vermelho, ligando o porto israelita de Eziom-Geber, com uma terra chamada Ophir.
 
Os Reis enriqueceram através deste comércio e Hiram enviou arquitetos para Salomão, operários e madeira de cedro para a construção do Primeiro Templo em Jerusalém. Ele também estendeu o porto Tyrean, ampliou a cidade, unindo as duas ilhas em que foi construído, e construído um palácio real e um templo para Melqart.
O sarcófago alegado a Hiram está localizado "duas horas" andando a sudeste de Tiro. É um sarcófago de calcário colossal em um pedestal alto  assim chamado Qabr Hiram. Não é para ser confundido com o sarcófago Ahiram famoso. 
 Hiram  o primeiro, desempenha um papel importante na tradição Maçônica como um fornecedor de materiais, dinheiro e artesãos para a construção do Templo de Salomão. Isto vem do relato bíblico da aliança entre Israel Salomão e Tiro Hiram I. Mais importante ainda, é dito que ele enviou seus mestres artesãos, Hiram Abiff, para servir como  mestre arquiteto na construção do Templo de Salomão. 
 
 
                                                        Isto é o que parece que hoje ...
 
 
 
 
 
 
JEAN FRANCO.'.